27/11/2011

Sete Técnicas Para Quebrar Hábitos Pecaminosos



pecado 300x216 Sete Técnicas Para Quebrar Hábitos PecaminososVocê gostaria de quebrar algum hábito pecaminoso? Eis aqui sete técnicas baseadas na Bíblia para quebrar hábitos errados:
Técnica 1: Ore
Não descure o poder da oração. Tiago nos diz que “muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo” (Tiago 5:16). A palavra “eficácia” neste versículo vem da palavra grega energeo, da qual tiramos a palavra “energia”. Tiago nos diz para orarmos ativamente e com energia. A primeira e, possivelmente, a mais potente técnica para superar hábitos pecaminosos é pedir a Deus por ajuda.
Técnica 2: Supere o mal com o bem
Paulo diz, em Romanos 12:21: “Vence o mal com o bem”. Quando sentir o impulso para ceder a um mau hábito, faça alguma coisa boa em vez disso. Escreva uma carta de esperança a um amigo, chame e encoraje um irmão, ou visite alguém que esteja doente. Em outras palavras, substitua o seu hábito pecaminoso por uma boa ação.
Técnica 3: Rodeie-se de boas pessoas
Está escrito: “… as más conversações corrompem os bons costumes” (1 Coríntios 15:33). O oposto também é verdadeiro: a boa companhia corrige os maus costumes. Se você tiver um hábito pecaminoso que esteja pensando em quebrar, então procure a companhia de boas pessoas. Que a “bondade” delas o escove.
Técnica 4: Confesse suas faltas
Tiago 5:16 diz: “Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros”. Admite-se que confessar as próprias faltas e hábitos pecaminosos seja difícil. Podemos ficar embaraçados pela perspectiva de outros “descobrirem” nossas fraquezas. Mas quando confessamos nossas faltas a outros, eles podem ajudar-nos a tomar cuidado. Podem nos aconselhar e nos encorajar enquanto nos esforçamos para vencer nossos maus hábitos.
Técnica 5: Impeça os maus hábitos
Pode-se recair no hábito pecaminoso simplesmente porque o pecado é tão acessível! Vença os hábitos pecaminosos eliminando ou reduzindo seu acesso ao pecado. Mateus 18:9 diz: “Se um dos teus olhos te faz tropeçar, arranca-o e lança-o fora de ti….” Se você adquiriu um mau hábito, dificulte a alimentação do mesmo! Procure modos de tornar o pecado algo inconveniente, antes que se torne fácil.
Técnica 6: Exercite-se em bons pensamentos
O impulso para alimentar um mau hábito inicia-se na mente. Preencha sua mente com pensamentos corretos e você reduzirá a oportunidade de maus pensamentos florescerem em pecados. Siga o aviso de Paulo: “… tudo o que é respeitável,tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento” (Filipenses 4:8).
Técnica 7: Tome um dia de cada vez
Bastam duas semanas para desenvolver um hábito, mas leva-se meses para quebrar um. Não se desespere! Em vez de pensar quanto tempo levará e como será duro quebrar o hábito, aprenda a tomar um dia de cada vez. Não se preocupe com o amanhã. Lute para terminar seu mau hábito hoje, pois “… basta ao dia o seu próprio mal” (Mateus 6:34).
-por Matt Hennecke
Estudos da Bíblia / Portal Padom