28/12/2012

OS NÚMEROS NA SIMBOLOGIA BÍBLICA


Este texto é de trato dos símbolos e representações dos números na Bíblia, sem nenhum intuito numerológico, pois a numerologia é um prognóstico, sendo que os prognósticos são abominações perante Deus.
"Quando entrares na terra que o SENHOR teu Deus te der, não aprenderás a fazer conforme as abominações daquelas nações.
Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro;
Nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos."
(Deuteronômio 18:9 ao 11)

Mas vemos que a Bíblia é composta de muitas tipologias e simbologias, sendo assim, senti no coração e importância de colocar este estudo aqui.

O Número 3
O número 3 parece representar tríades de perfeição na Bíblia. Às vezes de bem e às vezes de mal. Por exemplo: 
O Trino Deus - o Pai, Filho, e Espírito Santo. 
A trindade do mal - O dragão, anticristo, e o falso profeta. 
A trindade das Escrituras - A lei, os profetas, e escritos. 
Jesus ressuscitou no terceiro dia. 
O Homem é espírito, alma e corpo. 
O Tempo é passado, presente, e futuro. 

O Número 4
O Número 4 dá a idéia de representar o controle absoluto de Deus sobre o planeta.  As 4 direções na terra (norte, sul, leste, e oeste). 
As 4 estações (verão, outono, inverno, e primavera). 
Os 4 elementos que compõem o universo (tempo, energia, espaço, e matéria). 
As 4 principais provisões para homem (terra, ar, fogo, e água). 
OS 4 ventos (Mateus 24:31) 
A Bíblia menciona o número 4 muitas vezes: (Aqui só algumas) 


João 11:17 "Chegando, pois, Jesus, achou que já havia quatro dias que estava na sepultura." 

João 19:23 "Tendo, pois, os soldados crucificado a Jesus, tomaram as suas vestes, e fizeram quatro partes, para cada soldado uma parte; e também a túnica. A túnica, porém, tecida toda de alto a baixo, não tinha costura." 


Apocalipse 7:1 "E depois destas coisas vi quatro anjos que estavam sobre os quatro cantos da terra, retendo os quatro ventos da terra, para que nenhum vento soprasse sobre a terra, nem sobre o mar, nem contra árvore alguma" 


Apocalipse 9:13 "E tocou o sexto anjo a sua trombeta, e ouvi uma voz que vinha das quatro pontas (chifres) do altar de ouro, que estava diante de Deus" 

Apocalipse 21:16 "E a cidade estava situada em quadrado; e o seu comprimento era tanto como a sua largura. E mediu a cidade com a cana até doze mil estádios; e o seu comprimento, largura e altura eram iguais." 


Note todas as vezes em que o 4 é usado em Provérbios 30
O quarto homem na fornalha ardente.
Os 4 generais que assumiram reino de Alexandre (quebrado por Deus).
Os 4 impérios mundiais (bestas) de Daniel 
Os 4 chifres (poderes gentis) de Zacarias 
O Quatro parece representar a ordem do universo, como nas quatro fases da lua, os quatro pontos cardeais, os quatro rios do Paraíso (Gênesis 2:10), os quatro ventos de céu (Jeremias 49:36), os quatro guardiães do trono de Deus, e assim sucessivamente.
Mas o número quatro também pode representar quando Deus que traz calamidades, por exemplo, os Quatro Cavaleiros que trazem calamidade na terra (Apocalipse 6:1-8) e os quatro decretos de Julgamento (espada, escassez, bestas más, e pestilência) com que Deus condena os idólatras de Jerusalém (Ezequiel 14:21). 

O Número 6
É visto que o número 6 representa a pecaminosidade e a fraqueza do homem e a inabilidade para alcançar a perfeição. Por causa do pecado, o homem tem que trabalhar durante 6 dias para se lembrar do seu pecado. Também pode ser visto o 6 como o número do mal e seu desenvolvimento pleno. A rebelião correrá seu curso completo com o homem da iniqüidade e o número do nome dele, 666. 

O Número 7
 O número 7 fala da perfeição e/ou plenitude. A provisão completa de Deus nos seus procedimentos para com os homens. 

Alguns exemplos: 

7 dias fazem uma semana completa 
7 cores fazem um espectro perfeito 
7 grandes massas de terra fazem a terra completa 
7 notas fazem uma escala perfeita 
7 grandes corpos de água formam um oceano completo 

Houve os 7 dias de criação como também muitos outros exemplos ao longo das Escrituras: 

Zacarias 3:9 "Porque eis aqui a pedra que pus diante de Josué; sobre esta pedra única estão sete olhos; eis que eu esculpirei a sua escultura, diz o SENHOR dos Exércitos, e tirarei a iniqüidade desta terra num só dia." 

Apocalipse 1:4 "João, às sete igrejas que estão na Ásia: Graça e paz seja convosco da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete espíritos que estão diante do seu trono;"
 

Para o judeu todo 7º dia era um Sabbath. 
Todo 7º ano era um ano Sabático. 
Depois que do 7º ano de Sabático era o ano de Jubileu. 
Todo 7º mês era santo e tinha 3 festas. 
Havia 7 semanas entre a Páscoa e Pentecostes. 
A Festa da Páscoa durava 7 dias. 
A Festa dos Tabernáculos durava 7 dias. 
Na Páscoa, 14 cordeiros (Duas vezes 7) eram oferecidos diariamente. 
Na Festa dos Tabernáculos 14 cordeiros (Duas vezes 7) e foram oferecidos 70 bois. 
No Pentecoste foram oferecidos 7 cordeiros. 
O tempo de luto por um morto foi fixado em 7 dias. 
e assim por diante... 
 O Sete continua tendo proeminência simbólica no Novo Testamento, com Jesus revelando a Pedro que não é bastante que ele perdoe o irmão que havia pecado contra ele sete vezes, mas "setenta vezes sete" (Mateus 18:21-22). Sete também é o número dos cristãos de fala grega designados pelos Doze Apóstolos em Atos 6:3. 
No Livro de Apocalipse havia: 
As 7 cartas para as 7 Igrejas. 
Os 7 Selos de Juízos 
Os 7 Trombetas de Juízos 
Os 7 Taças de Juízos 
O 7 Candelabros Dourados 
As 7 Estrelas 
Os 7 Anjos 
Os 7 Espíritos de Deus 
O Cordeiro com 7 Chifres e 7 Olhos. 
As 7 Lâmpadas de Fogo 
Os 7 Trovões 
O Dragão Vermelho Ardente com 7 cabeças e 7 Coroas. 
O Leopardo como Besta com 7 cabeças. 
A Besta cor de Escarlate com 7 cabeças. 
Os 7 Montes 
Os 7 Reis 
De acordo com tradição judaica a criação do primeiro homem foi completada em 7 horas: 
" Como Adão foi criado? Na primeira hora foi foi ajuntado o pó; na segunda foi criada a sua forma; na terceira ele se tornou uma massa informe; na quarto foram unidos os seus membros; na quinta foram abertos os seus orifícios; na sexta ele recebeu a sua alma; na sétimo ele se levantava sobre seus pés. . ." [O Talmude]

O Número 8
É visto que o Número 8 representa o número dos novos começos. Uma criança masculina era circuncidada ao 8º dia. 

O Número 10O número 10 é um número muito significante na Bíblia. Examinando os usos do número 10 nas Escrituras, isto parece representar o fracasso humano e a provisão de Deus. Por exemplo: 

- Os 10 espias não viram Deus dar poder e provisão, assim eles trouxeram um mau relatório: 

Números 13:32 "E infamaram a terra que tinham espiado, dizendo aos filhos de Israel: A terra, pela qual passamos a espiá-la, é terra que consome os seus moradores; e todo o povo que vimos nela são homens de grande estatura." 


- As 10 tribos falharam em andar com Deus e fazer a Sua vontade. Então, eles estabeleceram um reino separado dado à idolatria: 

I Reis 11:31 "E disse a Jeroboão: Toma para ti os dez pedaços, porque assim diz o SENHOR Deus de Israel: Eis que rasgarei o reino da mão de Salomão, e a ti darei as dez tribos." 

II Reis 17:22-23 "Assim andaram os filhos de Israel em todos os pecados que Jeroboão tinha feito; nunca se apartaram deles; Até que o SENHOR tirou a Israel de diante da sua presença, como falara pelo ministério de todos os seus servos, os profetas; assim foi Israel expulso da sua terra à Assíria até ao dia de hoje." 



- Diante de Daniel os mágicos e astrólogos eram 10 vezes mais fracos e insuficientes:

Daniel 1:20 "E em toda a matéria de sabedoria e de discernimento, sobre o que o rei lhes perguntou, os achou dez vezes mais doutos do que todos os magos astrólogos que havia em todo o seu reino." 

- Os 10 leprosos estavam impossibilitados se curar, eles precisaram de Jesus: 

Lucas 17:12 " E, entrando numa certa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez homens leprosos, os quais pararam de longe; "

O Número 12
Ao que parece o número 12 representa o número do governo de Deus. 

A Bíblia conta que Jacó-Israel teve 12 filhos (Gênesis 35:22-27) e que cada um destes se tornou o fundador de uma das Doze Tribos de Israel, o povo de Deus (Gênesis 49:28). Jesus escolheu Doze Apóstolos (Mateus 10:2-4) para o início da Igreja. Haviam 24 classes de sacerdotes e levitas (I Crônicas 24:4) e 48 cidades de levitas (Números 35:7). 

E novamente no Livro de Apocalipse, o número 12 fica muito evidente por simbolizar a salvação do povo de Deus. Há 24 anciões ao redor do trono de Deus e 144.000 dos salvos (Apocalipse 4:4; 7:4). é vista a perfeição da Nova Jerusalém em seus 12 portões, com cada "uma única pérola," e 12 fundamentos, cada um adornado com jóias. Sua circunferência é de 12.000 estádios, e seus muros são de 144 cúbitos de altura (Apocalipse 21:10-21; Ezequiel 48:30-35). 

O Número 40

O número 40 aparece como um número arredondado na Escritura, que denota uma geração. Alguns dos juízes julgaram durante 40 anos (Otniel, Débora, Baraque, e Gideão). Saul, Davi, e Salomão que reinaram cada um como rei durante 40 anos. 

As Escrituras falam freqüentemente do número 40: 
As chuvas do Dilúvio duraram 40 dias e 40 noites 
Moisés esteve 40 anos no Egito , 40 anos em Midiã, e no Monte 40 dias. 
Israel vagou no deserto 40 anos. 
Os espiões estiveram em Canaã por 40 dias. 
Elias jejuou 40 dias. 
Foram dados 40 dias a Nínive. 
Jesus jejuou 40 dias 
Jesus esteve com os seus discípulos durante 40 dias após a sua ressurreição (Atos 1:3). 

Quero relembrar que numerologia é abominável pra Deus, este estudo é só uma demonstração da simbologia Bíblica nos números, não podemos tomar isso como base para dizer que um ano de número tal, será de tal coisa.
Por exemplo:muitos acham e dizem que o ano de 2012, por terminar com o 12, será o ano do governo, ano que todos receberam autoridade vinda de Deus, isso é errado, pois a autoridade nos foi dada após a morte de Cristo e sua ressurreição, e quando aceitamos Jesus como Senhor e Salvador de nossas vidas, ai nos foi dada autoridade espiritual. 
Ainda mais que cada um pode está numa fase de sua vida, de repente no mesmo ano, uma pessoa esteja passando por um "deserto" tamanha suas dificuldades, e outra pessoa esteja no seu melhor momento na vida...então não podemos dizer que um ano de tal número representa algo, nem mesmo que por exemplo, o número 7 vai representar bençãos para todos, poder ser bençãos para uns, mas juízo divino sobre o erro de outros.
A simbologia Bíblia é uma ilustração, que deve ser analisada de acordo com o contexto em que o texto está inserido. 

Escrito por Luis Roldan.